segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Contratação de Professores


A Universidade cresce com a abertura de novos cursos, isso é algo bom, pois fortalece a UEM enquanto um polo de produção de conhecimento. No entanto essa expansão é feita de uma maneira não planejada, os cursos são criados por meio de ato executivo da reitoria, atropelando instancias burocráticas, mas principalmente sem que houvesse garantias de infraestrutura e professores suficientes para cobrir essa nova demanda.
O problema de falta de professores ocorre até nos cursos mais antigos da UEM, todos os anos muitos deles se aposentam ou morrem deixando vácuos no corpo docente que só serão preenchidos com a contratação via concurso de novos profissionais. A solução da reitoria é a contratação de professores temporários, mas é uma medida emergencial, que, no entanto devido à realidade de corte de despesas imposta à Universidade tornou-se uma medida padrão.
Mas se a UEM não contratar novos professores em pouco tempo a produtividade será prejudicada, pois com menos mestre e doutores, as bolsas ofertadas diminuirão, assim como a produção cientifica.
Atualmente 90 professores já passaram em concurso na UEM, mas o governo do estado insiste em não convoca-los, a reitoria ao invés de brigar com o governo e exigir isso adota soluções como tentar aumentar a carga horária dos professores sobrecarregando eles, ou então transformando os temporários, em permanentes, sem que haja uma melhoria em seu status.
Essas contratações só serão efetivadas através de muita luta dos estudantes, Movimente-se contra a má vontade da reitoria e do governo estadual
Pense, Participe, Movimente-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário