sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Assistência estudantil


Todos sabemos o quão difícil é passar no vestibular e entrar em uma universidade pública, o que poucos sabem é o quão difícil é manter-se dentro de uma universidade, os gastos com livros, materiais, transportes, alimentação, principalmente se você é um estudante que veio de outra cidade. Nesse sentido quanto maior o acesso do universitário à uma bolsa que permita a ele se dedicar integramente aos estudos, melhor será a qualidade do conhecimento que será gerado na Universidade. A instituição também precisa oferecer condições mínimas como boas salas de aulas, laboratórios, equipamentos, livros na biblioteca, segurança enquanto ele estiver no campus, uma vida cultural de qualidade afinal não dá para estudar 100% do tempo,
Caso a UEM ofertasse tudo isso aos seus alunos aí ela não seria apenas a melhor universidade do Paraná, mas sim a do mundo, acontece que a realidade é muito diferente, as poucas bolsas de estudo são disputadas à tapas, por critérios nem sempre meritocráticos ou então sociais, os estudantes mais necessitados são obrigados a trabalhar recebendo as famigeradas bolsas trabalho, onde nem sempre o estudante desenvolve uma atividade que irá contribuir para seu futuro. O restaurante universitário serve comida todos os dias, mas sofre de problemas estruturais e de falta de pessoal o que gera filas, ou mesmo falta de outras opções de cardápio. A casa do estudante começou a ser construída mas  não possui uma garantia de que será concluída tão cedo.
A infraestrutura sofre do mesmo problema da casa do estudante, vivemos uma realidade de corte de verbas na qual dificilmente a universidade receberá verbas para construir novos blocos, nem tampouco contratação de novos professores, funcionários e vigias. A reitoria opta por aceitar as ordens do governo estadual de aumentar a carga horária dos poucos professores efetivos, e contratando professores colaboradores que não podem orientar novos alunos diminuindo o número de pesquisas e bolsas para os alunos.
É preciso que em um momento de expansão da universidade o movimento estudantil esteja à frente da luta por um plano de assistência estudantil que de fato ajude os estudantes, dando condições mínimas de estudo, buscando contratação de professores construção de novos blocos, novas bolsas além de um RU II a casa do estudante e uma concha acústica para atividades culturais.
Pense, Participe, Movimente-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário